“O que o Batman comeria?” Segundo pesquisadores da Universidade
Cornell, em Nova York, essa pergunta pode influenciar crianças a escolher
comidas mais saudáveis. O pesquisador Brian Wansink observou o comportamento
alimentar de 22 meninos e meninas entre 6 e 12 anos que participavam de um
acampamento de férias na Holanda. Segundo ele relatou em artigo publicado na
Pediatric Obesity, uma vez por semana, antes do almoço, ele e seus colegas
mostraram aos pequenos uma dúzia de fotografias de heróis e vilões populares.
Ao exibirem cada imagem, perguntavam às crianças qual opção de acompanhamento o
personagem da foto escolheria: maçã fatiada ou batata frita – as mesmas
oferecidas nas refeições do acampamento.
“Em média, apenas duas crianças optavam por frutas em vez de batata.
Mas, nos dias em que fizemos o ‘exercício’ antes da refeição, cerca de dez
delas pediram maçã”, diz Wansink, que explica que a maioria delas associou os
ídolos aos alimentos mais saudáveis e os vilões à comida industrializada.
“Talvez por terem uma ideia do que seria um comportamento alimentar mais
correto”, acredita.
Uma porção de batata frita pequena, como a do estudo, contém 227
calorias, contra 34 do pacotinho com maçã. De acordo com os cálculos feitos
pelos pesquisadores, no caso de crianças que consomem fast-food uma vez por
semana, trocar a fritura pela fruta pode evitar o ganho de 3 quilos a mais em
um ano. “Redes de fast-food investem pesado em publicidade. Vários estudos
constatam o forte apelo sobre os mais jovens e até mesmo sobre os pais.
Recorrer às imagens de super-heróis pode contrabalançar essa influência”,
sugere Wansink.
Fonte: Superinteressante.
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