quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ver filmes tristes deixa você alegre

Vocês eu não sei, mas eu lembro de não sair nem um pouco feliz do cinema depois de ver, por exemplo, o Jack morrer em Titanic. De toda forma, pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio (EUA) dizem que ver filmes tristes deixa a gente mais feliz, sim — supostamente, porque as tragédias da ficção nos fazem pensar em quem amamos, e aí rola um efeito gostoso do tipo “que sorte eu tenho de ter essas pessoas na minha vida”.
Nos testes, 361 voluntários assistiram a um trecho de Desejo e Reparação (na foto), de 2007 — um filme que, digamos (para não dar spoilers demais), não termina bem do jeito que a gente queria. Antes, durante e depois do filme, os participantes tiveram que registrar como estavam se sentindo. Ao final da sessão, mais uma tarefa: escrever um pouco sobre o que quisessem.
Segundo a líder do estudo, Silvia Knobloch-Westerwick, as pessoas que ficaram mais tristes enquanto viam o filme tendiam a escrever sobre seus relacionamentos da vida real — o que aumentava a sensação de felicidade. ”As pessoas parecem usar as tragédias ficcionais para refletir sobre a importância de seus próprios relacionamentos, e ficam gratas”, diz.
E aí, quer fazer o teste? Comece por essa cena, eleita por pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) como a mais triste da história do cinema.
Fonte: Superinteressante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário