Um estudo feito pelas universidades de Oxford e Liverpool desvenda que o segredo de quem tem muitos amigos pode estar na habilidade de adivinhar o que as outras pessoas estão pensando e o que querem. Essa habilidade está ligada a sensibilidade e a leitura de sinais (lembram do meu post sobre linguagem corporal?), essas duas qualidades permitem perceber o estado mental de outras pessoas. Já existe até um termo usado pelos cientistas para descrever esta habilidade de “ler mentes”, o nome escolhido foi mentalising.
Agora vamos à explicação, os pesquisadores descobriram que a parte do cérebro que fica acima dos olhos (córtex orbito-frontal) em pessoas mais populares é bem maior.
Foto: região onde fica o córtex órbito-frontal, logo acima dos olhos
Após uma análise do cérebro dessas pessoas por intermédio de uma ressonância magnética, os 40 voluntários listaram todas as pessoas com quem haviam se relacionado na última semana. Os voluntários passaram também por um teste psicológico de sua capacidade de “ler a mente” de outras pessoas. Joanne Powell que é uma das autoras do projeto disse que talvez a descoberta mais importante desse estudo tenha sido que eles tenham conseguido mostrar a relação entre o tamanho do cérebro e o tamanho da sua rede social é medida pela habilidade de ler mentes. O pesquisador Robin Dunbar, do Instituto de Biologia Evolutiva e Cognitiva da Universidade de Oxford, ressaltou a importância de lembrar que todos os voluntários possuíam praticamente a mesma idade e grau de escolaridade, tendo eles as mesmas oportunidades para atividades sociais. Mesmo com essas semelhanças, alguns apresentaram resultados melhores do que os outros. Vale lembrar que ter essa habilidade não necessariamente obrigada que a pessoa tenha vários amigos, ela pode ter ou não, mas possuir essa habilidade de saber o que se passa na mente alheia é um fator predominante.
Fonte: Superinteressante
Nenhum comentário:
Postar um comentário