quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Quando vier o amanhã

Eu dedico este post á todas as pessoas que tem o costume de ir empurrando as coisas com a barriga.  Quase todas as pessoas que eu conheço já me disseram “Depois eu vejo isso”, “Amanhã eu faço aquilo”, “Mês que vem eu resolvo isso” e por ai vai. Cansei de ver pessoas acumulando trabalho em cima da mesa, postergando a solução de problemas pessoais e deixando para depois aquilo que é importante no agora.
O tempo passa e seja qual for a situação vai ficando cada vez mais difícil resolvê-la. Se você não souber por onde começar o trabalho, não perca tempo se queixando, comece por qualquer lugar que eu garanto que os caminhos vão surgindo. Se você ainda não começou a treinar, não espere até a segunda feira, comece ainda hoje. Coloque todas as suas resoluções num papel e comece a fazer com que elas aconteçam. Trace metas, os caminhos para alcançá-las, as pessoas envolvidas para ajudá-lo. Fazendo estas 3 listas simples você conseguirá enxergar melhor como concretizar seu objetivo. Ás vezes nós caminhamos pela estrada da vida imaginando o amanhã, colocando toda a nossa energia no que pode acontecer em nosso futuro e nos esquecemos de viver o hoje. Dalai Lama sabiamente disse “Só existem dois dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida, ontem e amanhã”.
Claro que é importante agir na hora certa, afinal esse é um principio estratégico, mas também faz parte de toda boa estratégia de não deixar passar tempo demais. É impossível viver todos os dias como se fosse o último, apesar de saber que um dia será, mas o que eu quero frisar aqui é a importância de se aproveitar ao máximo cada dia. Creio que a grande maioria das pessoas já ouviu a frase “Nunca deixe para depois o que você pode fazer agora”, mas eu pergunto: quantas de vocês levaram isso á sério?
Sei que dentro de todos vocês se encontra a resposta sincera, sobre o trabalho que não foi feito, as palavras que não foram trocadas, as dietas que não foram começadas, os cursos que não foram iniciados, os beijos que não foram dados, as brincadeiras que não foram feitas e todo o mais que você deixou para o amanhã. Pois bem, hoje é o seu amanhã de ontem, então eu lhe pergunto: Que frutos você tem a colher hoje?
Poucos? Nenhum? Muitos?
Se você tem poucos quer dizer que está fazendo pouco no seu hoje para colher no seu amanhã, mas pelo menos está fazendo alguma coisa. Se você me disser que não tem nada à colher hoje, então eu lamentarei por você, porque quer dizer que você não tem vivido muito. Agora se você me disser muitos eu vou pular de entusiasmo. Tudo está em movimento e as coisas mudam muito depressa, então não da para esperar para fazer isso ou aquilo. É melhor que você faça no agora ou pelo menos tente. Existem pessoas que ficam postergando porque não querem fazer e outras porque acham que não precisam, mas se existe algo à ser feito, querendo ou não, precisando ou não, uma hora ou outra ele vai ter que ser feito.
Os dias passam e levam com ele um sopro a mais de nossas vidas, até chegar o momento em que ficamos sem ar. Então vamos tentar ao máximo aproveitar o hoje, o aqui e o agora. Não atrele o seu ritmo de vida ao ritmo de ninguém, pois o mundo é algo individual e cada um tem o seu, com prioridades diferentes, desejos diferentes, entre outras coisas, é o seu mundo que está em construção e você é o construtor. Você é a sua obra prima e também é a única pessoa no mundo que você pode moldar. Molde-se para ser feliz e molde-se para estar pronto para qualquer coisa. O tempo é algo totalmente relativo, mas ele passa e não existe fórmula mágica para revivermos o passado. Não se transforme em uma máquina ligada no piloto automático, que acorda cedo, vai trabalhar, almoça, vai trabalhar de novo, vai para casa, toma um banho, come, vasculha a internet e vai dormir para recarregar as baterias para mais um dia igual. Não faça isso, isso faz com que os dias se pareçam todos iguais, repetindo continuamente. Não desperdice o seu tempo, ele é a coisa mais valiosa de sua vida. Tente criar coisas novas nos seus dias, porque quando vier o amanhã você vai pensar “ainda bem que eu fiz aquilo”.

Texto por Sarah de Andrade




Vou encerrar citando um poema de Mário Quintana

O tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

2 comentários: