terça-feira, 6 de novembro de 2012

Paul Ekman - A Linguagem das Emoções


Eu ando devendo artigos sobre livros para vocês já faz tempo, mas vamos tentar recuperar um pouco do tempo perdido. Minha outra indicação para livros é o livro de Paul Ekman, "A linguagem das emoções", o livro é fantástico.
Paul Ekman é professor de psicologia no departamento de psiquiatria na University of California Medical School, ele já recebeu prêmios de eminente contribuição cientifica da American Psychological Association, entre outras coisas. O livro fala sobre a descoberta das microexpressões.
Microexpressões são expressões faciais rápidas e involuntárias. Normalmente ocorrem quando a pessoa tenta ocultar ou reprimir determinadas emoções; em situações de alta tensão ou estresses constantes. Como por exemplo, em interrogatórios, entrevistas de emprego, situações embaraçosas etc.
Uma pessoa pode até conseguir fingir ou simular determinadas emoções, porém não conseguirá fazer o mesmo com as microexpressões, cujo tempo de duração fica em torno de 1/25 segundos. É muito difícil obter um controle facial ao ponto de se conseguir controlar os músculos simulando um microexpressão. Por este motivo elas são consideradas como indicativos da linguagem corporal que revelam os verdadeiros sentimentos das pessoas por trás das máscaras utilizadas para escondê-los.
Como as microexpressões são involuntárias, estas alterações tão sutis do rosto aparecem antes que a pessoa comece a comportar-se de um modo racional. Mas por aparecem e desaparecem numa fração de segundo, não é nada fácil detectá-las. Até mesmo uma pessoa com grande capacidade de observação e um olho clínico bem treinado pode encontrar dificuldades em notá-las.
Paul é também consultor da série Lie to me, onde se propagou rapidamente a descoberta da microexpressão.
Existem sete tipos de microexpressões universais. Logo abaixo você poderá ter um exemplo delas na face do Dr. Cal Lightman da série "Lie to me":
Para quem se interessou bastante pelo assunto, além do livro também existe a série (que é bem legal).








Nenhum comentário:

Postar um comentário