terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A exigência da perfeição

Bem vindos ao século em que a perfeição não é mais admirada, e sim exigida.
E quando eu digo perfeição, quero deixar claro que se aplica a todos os setores da vida. Nos tempos atuais você se depara com exigências de perfeição no trabalho e nos relacionamentos sociais e amorosos. Ou seja, o tempo todo tem alguém te cobrando o impossível! Afinal ninguém é perfeito. Essa é a década do egoísmo, as pessoas não são tolerantes aos defeitos do próximo, mas são completamente cegas aos próprios defeitos. Querem alguém que se adéqüe à elas, mas não querem mudar em nada em prol do outro. Entenda que você está sendo avaliado o tempo todo, no trabalho, no circulo de amizades e no relacionamento a dois. Não basta ser inteligente e agradável, a exigência imposta vai muito além. O pior de tudo é saber que a famosa frase “São duas medidas e dois pesos” é totalmente verdadeira. Lá no fundo nós nunca olhamos para os outros da mesma forma que olhamos para nós mesmos, estamos sempre nos analisando por aquilo que sentimos que podemos fazer, enquanto observamos os outros por aquilo que eles fazem. Estamos em uma era competitiva e superlotada, então se você não se adequar as exigências impostas, você será rapidamente substituído. Sempre haverá alguém para tomar o seu lugar, seja ele no trabalho, no papo com os amigos ou no relacionamento amoroso. Em tempos como o nosso é muito difícil encontrarmos pessoas que usam o mesmo critério para julgar os outros e a si mesmas. O intrigante disso tudo é pensar que estamos vivendo numa era superlotada e nunca estivemos tão solitários. As pessoas parecem tão preocupadas com questões sociais no caloroso debate com os amigos, mas assim que viram a esquina e vêem a criança dormindo na rua, viram o rosto ou fazem um curto comentário falso sobre a lástima que acabará de ver. As pessoas nunca foram tão brilhantes e tão superficiais como hoje. Não é incomum ouvir seus amigos se queixando que seus relacionamentos estejam frios e desgastados, e que talvez fosse melhor trocar de emprego, amigos e namorados. O que eles não sabem é que o chefe, os amigos e as namoradas estão pensando a mesma coisa. Quão grande é o engano do julgamento humano! As pessoas só descobrem o que é importante depois que perdem o que tinham tão facilmente.
No trabalho os chefes querem ter funcionários que sejam verdadeiros maestros financeiros, que consigam compor rapidamente vários arranjos de lucro. No circulo de amizades é esperado que você seja atencioso, que mantenha comunicações freqüentemente, que seja uma verdadeira UTI emocional, que compartilhe interesses em comum, entre várias outras coisas. Nos relacionamentos amorosos então nem se fala!
Estamos perdendo a magia de viver e transformando a vida numa corrida desenfreada e que nunca termina, afinal, ninguém nunca vai atingir a perfeição.
O mundo esta mudando constantemente e se hoje você é a melhor amanhã pode não ser mais. A população está numerosa, é uma época repleta de pessoas incríveis e curiosamente ao mesmo tempo de pessoas insatisfeitas. O trabalho nunca está bom, os amigos não são exatamente os exemplos dos livros e os corações apaixonados nunca verdadeiramente se amam. Existe o emprego que você está até conseguir coisa melhor, e por outro lado tem o seu chefe que pensa em você como funcionário até surgir alguém melhor. Existe o amigo que você tem até conseguir outro amigo que tenha mais contatos, seja mais baladeiro e tenha mais pessoas interessantes para te apresentar, por outro lado tem o seu amigo que pensa o mesmo sobre você. Existe a pessoa que você tem, até surgir alguém mais interessante, bonito e bem sucedido, por outro lado essa pessoa pensa o mesmo de você. Qual é a moral da história? Isso eu te respondo rápido, ninguém nunca está plenamente feliz com o que tem.
Eu escrevi tudo isso para mostrar os dois lados de uma triste realidade, espero que vocês pensem em cada uma das minhas palavras e se tornem mais tolerantes com o próximo.
O lado bom disso tudo é que a exigência eterna da perfeição só existe mesmo no trabalho, dessa não dá para fugir. Mas as amizades não precisam ser perfeitas, amigos podem ser bobos e é até legal se eles forem, pois assim você ri muito á toa. E quanto aos corações que nunca se encontram? Um dia quando você não quiser e não precisar, quando você não estiver esperando, bom é nesse dia que alguém vai aparecer no seu caminho e fazer seu coração bater mais forte e as palavras lhe fugirem da boca.
A vida já é perfeita por si só, isso faz com que você pense que talvez o melhor seja viver de um jeito mais leve e tentar ser uma pessoa melhor todos os dias e não somente quando tem alguém te avaliando.


Texto por Sarah de Andrade

3 comentários:

  1. Sarah tenho acompanhado seu blog desde o começo do mês e já achava que você era incrivel antes mas você se superou

    ResponderExcluir
  2. vc eh maravilhosa com as palavras

    ResponderExcluir
  3. é uma triste realidade...

    ResponderExcluir