segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Onde moram as preocupações

Uma pesquisa feita no Instituto Americano de Terapia Cognitiva mostram que 38% das pessoas têm preocupações todos os dias. 19 milhões de pessoas nos Estados Unidos são considerados preocupados crônicos. Abaixo há um questionário resumido da versão padrão sobre a preocupação, o Worry Domain Questionnaire. O questionário separa a preocupação em cinco temas diferentes: relacionamento, falta de confiança, ausência de objetivos futuros, trabalho e finanças. O teste ajuda os pesquisadores a encontrar as áreas onde se encontram as maiores preocupações.
Eu me preocupo
Nem um pouco (0) Um pouco (1) Moderadamente (2) Um tanto (3) Extremamente (4)


Porque...
( ) Não consigo ser assertivo ou expressar as minhas opiniões.
( ) As minhas perspectivas profissionais não são boas.
( ) nunca conquistarei as minhas ambições.
( ) não conseguirei deixar o meu trabalho em dia.
( ) Os problemas financeiros restringirão as férias e as viagens.
( ) Não consigo me concentrar.
( ) Não consigo comprar coisas.
( ) Eu me sinto inseguro.
( ) Não consigo pagar as contas.
( ) Minhas condições de vida são inadequadas.
( ) A vida pode não ter propósito.
( ) Não trabalho o suficiente.
( ) Os outros não me aprovam.
( ) Acho difícil manter um relacionamento estável.
( ) Tenho falta de confiança.
( ) Vou perder amigos queridos.
( ) Não sou atraente.
( ) Podem pensar que sou um idiota.
( ) Não conquistei muitas coisas.
( ) Posso cometer erros no trabalho.

Resultados: Se você fizer 52 pontos ou mais pode ter uma quantidade nociva de preocupações em sua vida.

Mas você pode relaxar!
Foram sugeridas algumas atitudes com base no cognitivo comportamental para tornar sua vida mais leve. Um bom começo é determinar se suas inquietações poderão ajudá-lo a encontrar soluções para um problema. Se a resposta for “sim”, faça uma lista com medidas claras e práticas para resolver a questão, estabelecendo prazos. Se a resposta for “não”, use as técnicas a seguir.
Livro de anotações com suas preocupações
Registre suas preocupações improdutivas durante o dia e reserve aproximadamente 15 minutos para se dedicar especificamente à reflexão sobre elas. Muita gente descobre que, no horário estipulado, elas simplesmente “deixaram de existir”.
Impossível fugir das incertezas
Alguns psicólogos comportamentais garantem que repetir baixinho uma preocupação por 20 minutos (“nunca vou pegar no sono” ou “posso perder o meu emprego”) reduz o medo que temos de que essa afirmação se concretize. A maioria das pessoas fica entediada e nem chega a completar o tempo – termina desviando a atenção para outras prioridades.
Viva a concentração
Técnicas com base em ensinamentos budistas pregam viver o momento presente e experimentar todas as emoções, mesmo as negativas. Uma forma eficaz de “permanecer” no presente é praticar a respiração profunda, deixando o corpo relaxar e a tensão dos músculos desaparecerem.
Redimensione a realidade
O que aconteceria se um de seus receios se concretizasse? Você sobreviveria à perda do emprego ou do namorado? Relativizar a forma como você avalia os desapontamentos costuma diminuir – ou até atenuar – a sensação de fracasso.
De olho no passado
Examine as preocupações que o incomodaram e hoje não fazem mais sentido. Você tem dificuldade de lembrar quais são? Provavelmente isso significa que aquelas preocupações nunca se tornaram realidade ou que você conseguiu lidar com elas e esquecê-las. Essa forma de pensar ajuda a redimensionar as inquietações atuais.

Fonte: Scientific american brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário