domingo, 3 de março de 2013

Um app pode tratar depressão?


Professor de Harvard afirma que seu software pode tratar diminuir os sintomas da doença. O professor de Harvard Diego Pizzagalli, depois de 10 anos de pesquisas, afirma ter descoberto uma forma de tratar a depressão. E o mais impressionante? Não é uma nova droga. É um aplicativo - e, de acordo com o cientista, jogar os games dele 15 minutos todos os dias pode curar a depressão.
Será que algo tão simples pode funcionar?
De acordo com Pizzagalli a ideia é que a área do cérebro associada com depressão é a mesma usada na hora de tomar decisões rápidas. Se essa capacidade for exercitada em um paciente, com um game, por exemplo, essa área pode ter mais atividade e se fortalecer, diminuindo os sintomas da depressão.
Para criar um software que exercitasse o cérebro dos pacientes de forma correta, Pizzagalli criou uma parceria com a empresa Canterbury Road. O resultado foi o app MoodTune, que será lançado no meio deste ano.
Quando você abre o app, pode escolher um entre 6 jogos disponíveis - em um deles, por exemplo, você precisa identificar rapidamente se os rostos das pessoas que aparecem na tela estão tristes ou felizes (foto). Todos tem esse conceito de estimular as decisões rápidas do jogador.
Não é o primeiro jogo ou software que se propõe a tratar depressão. Qual é a diferença desse? Além da pesquisa de uma década de Pizzagalli por trás do conceito do aplicativo, o professor afirma que, ao contrário de outros softwares que prometem milagres (aumentar a concentração, o QI, a velocidade do pensamento), este se concentra apenas no tratamento de depressão.
Fonte: Galileu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário