Cabra-cega
Quando: 500 a.C.
Já deve ter um tempo que você não vê ninguém brincando de cabra-cega
por aí. Mas, caso queira reviver a tradição, basta conseguir um pedaço de pano
e reunir a turma: a cabra-cega da rodada deve ser vendada e tentar encontrar os
companheiros de brincadeira; ao trombar em alguém, deve adivinhar quem é a
pessoa – se acertar, esta passa a ser a cabra-cega. Acredita-se que
brincadeira, que já foi popular entre a criançada, tenha sido originada durante
a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era
Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia
inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra-cega eram opção para
recreação.
Cara ou coroa
Quando: aproximadamente 300 a.C.
É verdade que este parece mais um pré-jogo do que uma brincadeira
propriamente dita, mas prometemos não julgar caso você queira desafiar a
probabilidade e instituir o I Campeonato de Cara ou Coroa. O jogo, que surgiu
na Roma Antiga, era conhecido como navia aut caput, “cara ou navio”, em
referência à moeda que trazia de um lado o rosto do deus da mitologia Janus e,
do outro, uma embarcação. Além de ser usado para decidir quem escolhe o campo e
quem começa com a bola antes de toda partida de futebol, o jogo já foi
importante para resolver impasses maiores: nos EUA, em 1845, Asa Lovejoy e
Francis Pettygrove jogaram a moedinha para saber quem escolheria o nome da nova
cidade do estado de Oregon. Pettygrove levou a melhor e nomeou a cidade como
Portland.
Joquempô
Quando: entre 206 a.C. e 220 d.C.
Tesoura corta papel, papel cobre a pedra, pedra esmaga Lagarto,
Lagarto envenena Spock, Spock esmaga tesoura, tesoura decapita Lagarto, Lagarto
come papel, papel refuta Spock, Spock vaporiza pedra que, é claro, esmaga
tesoura. Muito antes de Sheldon Cooper nos apresentar o jogo “Pedra, Papel,
Tesoura, Lagarto, Spock” (criado por Sam Kass) em The Big Bang Theory, o
joquempô já acumulava milênios de tradição. Os primeiros registros que se têm
da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre
os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos
hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado
pelo mundo.
Par ou ímpar
Quando: aproximadamente 200 a.C.
Um torneio de par ou ímpar não seria televisionado, é verdade, mas a
sua origem mereceria uns minutinhos da programação. O jogo é uma variação da
Morra, brincadeira criada na Roma Antiga e popular até o dia de hoje, principalmente
na Itália. No jogo da antiguidade, os participantes costumavam se reunir em
roda e mostrar entre 0 a 5 dedos de uma das mãos – o desafio era adivinhar a
soma total da roda e ganhava quem gritasse o número mais rápido. Bônus: O “Dois
ou um” também deriva da Morra e é um bom método de eliminação (e para
decidir quem fica “na de fora”): todos
devem mostrar, ao mesmo tempo, um ou dois dedos de uma das mãos. Os que
colocarem um número diferente da maioria são eliminados e, no final, para
decidir o ~ultimate champion~ basta recorrer ao par ou ímpar.
Jogo da Velha
Quando: 1 a.C.
Para se divertir no Império Romano, um dos jogos mais populares era o
bom e velho Jogo da Velha: marcas das matrizes de três linhas e três colunas,
que datam do ano 1 a.C., foram encontradas em diversos lugares de Roma. Mas
acredita-se que o jogo, cujo objetivo é completar primeiro uma linha de três
círculos ou xis em sequência, possa ter origem ainda mais distante. A educadora
estunidense Claudia Zaslavsky aponta em seus estudos que o jogo poderia ter
derivado de brincadeiras similares já presentes no Egito Antigo. O jogo de mais
de 4000 anos foi pioneiro nos computadores: OXO, criado em 1952, foi um dos
primeiros videogames desenvolvidos.
Amarelinha
Quando: século 17
Do 1 ao 10 para chegar ao céu. Caso você não se lembre, a amarelinha,
jogo popular entre as crianças de antigamente, tinha regras simples. Depois de
desenhar o percurso no chão (como na foto acima) jogava-se uma pedrinha na
primeira casa e o objetivo era ir pulando até chegar à marca circular, evitando
a casinha em que estava a pedra. Na volta, o desafio era se equilibrar para
pegar a pedrinha. Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos
– gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas
vias da Roma antiga. Mas as primeiras referências ao jogo de que se tem
registro confirmado datam do século 17. No manuscrito Book of Games (“Livro de
jogos”, em português), compilado entre os anos de 1635 e 1672, o estudioso
inglês Francis Willughby já descrevia a brincadeira em que crianças pulavam
sobre linhas no chão no percurso que simbolizava a trajetória do homem através
da vida.
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