O atleta austríaco Felix Baumgartner, de 43 anos, tornou-se o primeiro homem do mundo a romper a barreira do som (1.224 quilômetros por hora) sem propulsão, ao se lançar de paraquedas da estratosfera da Terra a nada menos que 39.000 metros de altitude. A façanha foi acompanhada por milhões de pessoas em todo o mundo pela televisão e internet.
"Foi mais difícil do que esperávamos e, durante alguns segundos, pensei que fosse perder os sentidos”, afirmou Baumgartner em sua primeira entrevista. A organização do salto declarou que o atleta atingiu uma velocidade de 1.341,9 quilômetros por hora durante os primeiros 40 segundos em queda livre, corrigindo o número anterior, de 1.136 quilômetros por hora.
Além de ser o primeiro homem a superar a velocidade do som em queda livre, Felix Baumgartner também quebrou dois recordes: a maior ascensão em um balão tripulado e o mais alto salto de paraquedas.
O atleta subiu no interior de uma cápsula pressurizada de vidro presa a um enorme balão de hélio, de poucos centímetros de espessura. Quando alcançou a altitude de 39.068 metros, abriu a escotilha e saltou no vazio. A ascensão durou mais de duas horas e meia devido a fortes ventos, e a descida, apenas onze minutos, com uma aterrissagem perfeita no deserto do Novo México.
O paraquedista decidiu saltar de cabeça para não perder os sentidos e sofrer uma hemorragia cerebral. Suas primeiras palavras durante o salto foram: "Estou bem, estou bem”. Apesar da pressão baixíssima a grande altitude, ele permaneceu consciente durante todo o tempo.
Baumgartner já havia realizado uma tentativa na semana passada, que foi cancelada devido aos ventos. Sua façanha ajudará os cientistas a entender os efeitos da aceleração e desaceleração supersônica sobre o corpo humano, auxiliando no desenvolvimento de uma nova geração de trajes espaciais.
Fonte: Discovery.
Nenhum comentário:
Postar um comentário