sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

2012 é o fim do mundo?


Isso é sensacional! Do mais completo nada ouvimos falar de uma profecia de um povo que não existe mais e bum! Um monte de gente se apavorou, foram feitos filmes que apavoraram as pessoas mais ainda, depois foram escritos livros que tornaram a apavorar todo mundo. Mas ai você se pergunta: afinal de contas que história é essa de 2012?
Segundo o calendário Maia, o Planeta possui cinco ciclos, cada um com mais ou menos 5.125 anos. Para eles quatro ciclos já passaram. Pode este quinto ciclo ser o fim do mundo? A resposta pode estar escondida em um fenômeno cósmico que os maias previram a mais de 2.000 anos. "A profecia maia para 2012 baseia-se em um alinhamento astronômico. Em dezembro de 2012, o sol do solstício vai se alinhar com o centro de nossa galáxia. É um raro alinhamento cósmico. Acontece uma vez a cada 26.000 anos" diz John Major Jenkins, autor do livro Maya Cosmogenese 2012. A cada 26.000 anos o sol se alinha com o centro da Via Láctea. Ao mesmo tempo ocorre outro raro fenômeno astrológico, uma mudança do eixo da terra em relação à esfera celeste. O fenômeno se chama Precessão. A data exata disto tudo é 21 de dezembro de 2012.
No entanto, o calendário usado para fazer a previsão é apenas um entre os vários que os maias usavam. Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo em 21 de dezembro de 2012. Na verdade, eles não pensavam no tempo de modo linear, e sim de modo mais cíclico. Há textos míticos maias que falam em eras anteriores à atual, e nada indica que esta seria a última. A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário simplesmente se reiniciaria, assim como o nosso passa do 31 de dezembro para 1 de janeiro.
Mesmo assim, a profecia não parece ser levada muito a sério nem entre os descendentes dos Maias. Basta dar um pulo à América Central para ver que os maias de hoje estão cheios de projetos e nem um pouco preocupados com 2012.  Estudiosos do Calendário Maia como o espiritualista Fernando Malkun defendem a teoria que a data será marcada por uma mudança de consciência: o fim do medo. Para os cientistas da NASA a data de 2012 será marcada por violentas tormentas solares e pelo degelo total do Pólo Norte. Para os governos e a ONU algo terrível está para ocorrer com nosso planeta, por isso foi inaugurado no início de 2008 o “cofre do fim do mundo” que visa abrigar sementes de todas as variedades conhecidas no mundo de plantas com valor alimentício.

Nem só dos Maias vive o apocalipse

Um belga utilizou a matemática e a mitologia para fazer uma análise comparativa das civilizações maia e egípcia, concluindo que as duas são originárias de Atlântida e que o fim do mundo será causado por uma mudança no campo magnético da Terra. Outro americano usou drogas psicodélicas e um computador para analisar o I Ching e concluiu que o livro é um calendário de eventos que prevê o fim da história humana em novembro de 2012. Um matemático, também usando um software, encontrou uma profecia codificada no Antigo Testamento falando de um asteróide que atingiria a Terra.  Outra teoria diz respeito ao planeta Nibiru, que iria colidir com a Terra no final deste ano. Ela tem início nas idéias do israelense Zecharia Sitchin sobre a origem da Terra, inspiradas, segundo ele, na decifração de antigos textos babilônicos. Algumas fontes sugerem que estamos atualmente nos aproximando do final do Kali Yuga (Idade do Ferro) que, segundo a tradição Hindu, é a última e mais negativa das quatro eras evolucionárias do grande ciclo manvantárico. Para alguns monges tibetanos a data de 2012 marcará o "fim dos dias", podendo ocorrer uma guerra atômica por volta deste ano. Estudiosos do "Livro Perdido de Nostradamus" fazem interpretações do que seria um aviso de Nostradamus sobre o período que vai de 1999 até 2012. Segundo estas interpretações, Nostradamus parece nos avisar sobre um evento de grande magnitude que pode ocorrer por volta de 2012 em nosso Planeta. O 'Código da Bíblia' parece indicar que o fim dos tempos chegou após o atentado de 11 de setembro de 2001 e poderia culminar com a queda de um asteróide ou guerra atômica no ano de 2012.

Fontes: Revistas Science, Ufo e Galileu. Documentário Discovery Channel 21.12.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário