sábado, 28 de janeiro de 2012

Estamos pagando dobrado

Um belo dia eu estava penteando meus cabelos quando ouvi na televisão que os planos de saúde iriam sofrer um novo aumento. A repórter anunciava a noticia acompanhada de pessoas se queixando e reclamando que não agüentavam mais tantos aumentos, mas que ainda assim não iriam se desfazer do plano de saúde, pois o SUS não tem condições para lhes prestar um atendimento digno e adequado.
Logo depois a jornalista anunciou mais um aumento, as mensalidades das escolas particulares e mais uma vez as pessoas se queixaram, mas novamente disseram que não abririam mão das escolas particulares, pois os colégios públicos estão terríveis.
A essa altura do campeonato meu cabelo já estava penteado e eu já havia concluído minha opinião, pagamos 2 vezes pelo mesmo serviço.
Vou explicar melhor, quando você faz o pagamento do IPTU do seu imóvel, esse dinheiro é destinado para manter o município, como por exemplo: colégios, ruas, trabalhadores...
Partimos do principio que município fez as contas de seus gastos mensais e quanto dinheiro eles necessitam para mantê-lo. Uma cidade que quer manter belas praças, boas escolas, postos de saúde e etc. cobra um IPTU mais caro, já uma cidade mais cansada cobra um imposto menor. O dinheiro também serve como contrapartida ás vezes, nos casos em que o governo federal decide liberar uma verba X para a construção de um novo posto de saúde por exemplo, então ele solicita uma contrapartida por parte do município num determinado valor e ai o município usa o dinheiro arrecadado do IPTU para fazer esse pagamento.
Bem, eu dei essa explicaçãozinha sobre IPTU para mostrar melhor minha linha de raciocínio, uma vez que você pagou todos seus impostos, não só o IPTU, mas todos eles, você estaria garantindo sua assistência médica, escola de qualidade para seus filhos, sua segurança e todo o mais.
Logo, os cidadãos deste país estão pagando dobrado por quase todos os serviços de primeira necessidade. Eles pagam pelos médicos públicos, mas se não estiverem em dia com seu convênio podem ficar em maus lençóis, pois o SUS tem dado diversas provas de que não tem capacidade para atender todos aqueles que o pagam com seus impostos.
Os brasileiros pagam o estudo de seus filhos nos impostos, mas se não os colocarem em colégios particulares correm o risco da criança não receber um ensino de qualidade e lá vai o brasileiro pagar dobrado pelo ensino.
Agora vamos falar do IPVA, a receita do mesmo é dividida entre o Estado (50%) e o Município (50%) onde o veículo é licenciado e destina-se ao financiamento de serviços básicos à população ( saúde, educação, transporte, segurança, habitação, etc.), bonito não é? Pena que na realidade não vemos nada disso.
E quanto ao DPVAT que é obrigatório e eu nunca conheci ninguém ou sequer ouvi falar de alguém que já tenha conseguido usá-lo. E eu não podia encerrar sem falar das taxas do DETRAN, que são duas, a de vistoria e a do documento, ou seja, estamos pagando duas vezes pelo mesmo serviço.
E vale lembrar que o Brasil tem um dos impostos mais caros do mundo, sendo estes até maiores do que os de países que oferecem muito mais aos seus cidadãos. Então fica a pergunta no ar, por que recebemos tão pouco de volta de um governo a quem damos tanto, será que eles nunca ouviram dizer que há mais alegria em dar do que em receber?

Texto de Sarah de Andrade

Um comentário: