terça-feira, 2 de julho de 2013

Por que os pais são controladores

Pais que gritam em arquibancadas ou bastidores podem estar pressionando seus filhos a realizarem seus próprios sonhos frustrados, sugere um novo estudo.
“Nossa pesquisa fornece as primeiras evidências empíricas de que os pais às vezes realizam ambições frustradas através dos filhos. Por exemplo, um pai que não conseguiu passar no vestibular de medicina pode desejar que seu filho seja médico”, explicou à revista Time o co-autor do estudo, Brad Bushman, professor de comunicação e psicologia da Universidade Estadual de Ohio.
Os experimentos demonstraram que pais controladores tendem a apresentar uma característica comum: eles veem os filhos como parte de si mesmos. Nos testes conduzidos na Holanda, os pesquisadores pediram a 73 pais, de crianças entre 8 e 15 anos, que preenchessem um questionário para determinar até que ponto eles viam seus filhos como pessoas separadas. Em seguida, metade dos pais escreveu sobre as ambições que não tinha realizado, e a outra metade, escreveu sobre as ambições de pessoas próximas.
Em seguida, todos os pais deveriam responder em que grau concordavam com afirmações como, “espero que meu filho atinja objetivos que eu não consegui realizar”. Os que se viam mais ligados aos filhos tendiam a esperar que eles realizassem seus sonhos frustrados.
“Muitos psicólogos acreditam que, em casos muito extremos, esse desejo pode ser prejudicial”, declarou à Time Eddie Brummelman, doutorando da Universidade de Utrecht, na Holanda, e um dos autores do estudo. “Isso pode enfraquecer a autonomia da criança ou pressioná-la a se destacar. No entanto,  ideias nunca haviam sido submetidas a testes científicos”.
Por outro lado, a tendência pode trazer benefícios para os pais. “Em geral, os pais têm mais senso de propósito que as outras pessoas, mas pouco se sabe sobre como extraem significados da criação dos filhos”, escreveram os autores.
“Uma das hipóteses é que eles realizam indiretamente suas ambições frustradas através dos filhos. Ao apreciar seu sucesso, os sentimentos de arrependimento e frustração pelas oportunidades perdidas podem diminuir gradualmente, dando lugar ao orgulho é à satisfação”.

Fonte: Discovery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário