quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dicas de especialista para driblar alguns dos comportamentos que mais corroem seu tempo de trabalho


Do que precisa para atingir um objetivo ou concluir um projeto? Você pode responder que necessita de força de vontade, de conhecimento, de dinheiro. Mas certamente ter tempo é fundamental. Para a psicóloga Marciliana Correa, no entanto, a ajuda do relógio nem sempre é tão importante, já que prazos longos são cada vez mais raros mesmo. “O melhor é aprender métodos para driblar os desperdiçadores de tempo, que são comportamentos que prejudicam o desempenho”, explica.
Marciliana, que é especialista em consultoria e treinamentos em gestão de profissionais, afirma que existem alguns hábitos que só atrapalham e fazem com que as pessoas não consigam organizar o (pouco) tempo que têm para executar suas (muitas) tarefas.
Aqui ao lado você vai conhecer algumas dessas “armadilhas” e aprender algumas técnicas que podem ajudá-lo a driblar esses maus comportamentos, para mudar seu modo de pensar e se comportar de maneira mais eficiente e produtiva.
Procrastinação
O trabalho que precisa ser feito é muito chato. Ou é demorado. Ou é extremamente difícil. Não importa qual é a desculpa, o procrastinador sempre acha um jeito de deixar para depois o que deve ser feito agora. Uma pesquisa da DePaul University, de Chicago (EUA), estimou que 20% dos americanos fazem isso cronicamente. Mas essa atitude só complica a situação, é claro: o que tinha um prazo longo acaba sendo feito na correria, e o trabalho se torna mais suscetível a erros. Sem contar com o risco de se perder prazos e, consequentemente, clientes, o emprego, o contrato...
As soluções:
- Divida as tarefas mais chatas em pequenas etapas e comece o dia com elas. Mais cansado, você faz as legais.
- Identifique e lute contra as desculpinhas esfarrapadas que você inventa para si e com a autoindulgência. Alguns pensamentos comuns do procrastinador: "eu mereço um descanso", "depois eu compenso o tempo perdido" ou "hoje estou triste”.
- Aceite o fato fundamental: adiar não é uma solução. Pode ser um alívio agora, mas trará problemas piores depois.
Perfeccionismo
O mesmo trabalho é refeito uma, duas, cinco vezes, mas o perfeccionista ainda acha que deve melhorá-lo. Ele está sempre insatisfeito e tenso durante as tarefas, que o leva à depressão e à ansiedade. O perfeccionismo torna o trabalho mais lento, o que pode prejudicar o cronograma de projetos pessoais ou profissionais e dificultar o relacionamento com outras pessoas.
As soluções
- “Cuidado com o pensamento 'ou tudo ou nada'", alerta Marciliana. O fato é que as pessoas esperam um trabalho de boa qualidade, executado no prazo estabelecido. Simples assim.
- Aceite entregar um trabalho bom, e não um perfeito. Afinal, uma tarefa perfeita entregue fora do prazo não serve para mais nada.
- Observe o padrão de trabalho dos colegas — esse é um bom parâmetro de referência. Se tiver tempo de fazer algo melhor, ótimo. Se não tiver, não precisa superar todo mundo em cada tarefa.
Desorganização
É impossível encontrar o relatório que ficou sob os papéis da mesa, e o presente da mãe é sempre comprado de última hora. O desorganizado perde compromissos, não se prepara para reuniões, gasta tempo à toa procurando coisas na bagunça. "Ele vive apagando incêndio", diz Marciliana. E coloca uma carga extra de pressão sobre si, com a sensação de que não tem controle de nada.
As soluções
- O básico: tenha uma agenda. Pode ser de papel, no computador ou no smartphone — o que combinar mais com seu perfil.
- Separe um tempo à noite ou no início da manhã para programar o dia e anote todas as atividades planejadas.
- Insista nesse hábito. No começo, é comum a sensação de sobrecarga, por causa do trabalho atrasado. “Mas tudo melhora em uma semana”, promete Marciliana.
Falta de disciplina
Você precisa concluir um relatório e entregar a apresentação de um projeto para o chefe, mas resolve achar um tempinho para atualizar o status do Facebook e acaba se enrolando. Quem sofre com falta de disciplina tende a deixar de lado o que exige dedicação e empenho. Isso aumenta o risco de perder boas oportunidades na vida, por causa de distrações ou de coisas inacabadas.
As soluções
- Estabeleça metas realistas — as de curto prazo dão motivação para continuar.
- Livre-se de distrações: redes sociais, e-mail e até telefone podem ficar de lado ao menos nas primeiras horas de trabalho do dia para você se concentrar.
- Seja sincero com os colegas que o chamam para vários cafés. Diga que precisa focar no trabalho.
- Se o chefe o cobra demais, não dê respostas vagas como "está tudo sob controle". Em vez disso, dê retornos objetivos sobre o andamento das coisas — isso inibirá novas perguntas.
- Concentre-se sobre o que é importante, e diminua ou elimine as tarefas que não são fundamentais.
Fonte: Galileu.

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