segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Linguagem corporal


São muitas as pessoas que se interessam por linguagem corporal e eu sou uma delas. Já li diversos livros sobre o tema e algumas das preciosas dicas desses livros, já me foram muito úteis. Claro que vale lembrar que não é por que você leu alguns livros sobre o assunto que você vai se tornar um polígrafo humano, mas já é um começo.
Vou tentar citar aqui, alguns sinais de mentira mais clássicos. Algumas pistas que geralmente acompanham a mentira são:  mexer os dedos nervosamente, tocar o nariz, tocar a orelha, brincar com o cabelo, desviar o olhar para baixo ou para os lados, falar a mentira tocando vários objetos,  entre diversos outros.
Pesquisas mostram que algumas pessoas ansiosas ou nervosas costumam  apresentar alguns destes sinais, por isso é importante que você não conclua que a pessoa está mentindo só por que observou um ou dois destes sinais, tente ver se a pessoa apresenta pelo menos três destas pistas.
Quanto a parte dos olhos também vale a pena dizer que os maiores mentirosos olham fixamente para os olhos da pessoa que está ouvindo a mentira, logo, você pode achar estranho conversar com alguém que desvia muito o olhar e alguém que lhe olha fixamente, nada disso é natural. O natural numa conversa é que de vez em quando a pessoa olhe sim para algum outro lugar, mas não várias vezes e nem olhá-lo fixamente.
Quando uma pessoa repousa a mão sobre a barriga geralmente é porque está se sentindo insegura e busca subconscientemente o conforto materno, de quando as mães acariciavam a barriga dos bebês.
As palmas das mãos também nos revelam algumas coisas, por exemplo, palma das mãos voltadas para cima sugere vulnerabilidade, já as palmas voltadas para baixo ou com punhos cerrados sugerem que a pessoa não está aberta para aquele assunto ou em mudar de idéia.
Estudos mostram que uma pessoa comum conta pelo menos três mentiras em dez minutos de conversa, pessoas mais bonitas ou as assim chamadas “boazinhas”, costumam mentir mais.
Não só a linguagem corporal pode nos revelar a mentira, como também as palavras e o comportamento diferente do comum. Algumas das palavras mais usadas em casos de mentira são: os mentirosos usam menos palavras como “eu” ou “meu”, tendem a usar menos palavras emotivas como “magoado” ou “irritado”, palavras cognitivas como “entender” ou “perceber” e palavras exclusivas como “mas” ou “sem”.
Eu poderia encher este blog com mais de 500 páginas sobre linguagem corporal, mas creio que isso seria entediante, então, vamos nos atentar para o fato de que a linguagem corporal não só serve para nos revelar mentiras, mas também para observar os sentimentos reais da outra pessoa, como: ansiedade, nervoso, medo, surpresa, paixão, desconforto, vergonha entre muitos outros.
Existem várias dicas muito simples que facilitam a convivência, como por exemplo, a direção angular do pé da pessoa que está com você, a posição voltada para o lado da porta ou para fora lhe mostra que a pessoa está querendo ir embora.
Para os mais interessados no assunto alguns instrumentos são recorrer a livros como: “Linguagem Corporal” ou “A Linguagem do Corpo”.

Existe também um seriado bastante interessante chamado “Lie To Me”, que fala só sobre esse assunto. É uma série que traz investigações de uma equipe formada por especialistas em detectar mentiras. As micro expressões e gestos são interpretados por esses cientistas do comportamento, que prestam seus serviços para diversos clientes, como o FBI, empresas particulares ou mesmo pessoas dispostas a descobrir a verdade que alguém pode estar escondendo.   O grupo é liderado pelo Dr. Cal Lightman, um cientista que dedicou toda a sua vida ao estudo do comportamento humano. Lightman ainda conta com a ajuda da sua parceira e psicóloga Dra. Gillian Foster, além do pesquisador Eli Locker e de Ria Torres, uma mulher com o talento natural de interpretar as expressões humanas.
Abaixo segue uma tabela com algumas interpretações


Linguagem corporal
Possíveis Interpretações
Movimentação rápida, andar ereto
Parar com as mãos na cintura
Incompreensão, agressividade
Sentar com pernas cruzadas e pequenos
chutes no ar.
Cansaço, aborrecimento
Sentar com as pernas abertas
Abertura, relaxamento
Braços cruzados no peito
Defensiva
Andar com as mãos nos bolsos, olhando
para baixo
Falta de entusiasmo, desmotivado.
Mãos nas maçãs do rosto
Avaliação, pensamento.
Coçar o nariz, tocar o nariz ao falar.
Dúvida, mentira.
Esfregar os olhos
Descrença, Dúvida, mentira
Mãos fechadas atrás das costas
Frustração, ódio.
Tornozelos fechados
Apreensão
Apoiar a cabeça nas mãos, olhar para baixo
Aborrecimento
Esfregar as mãos
Antecipação, ansiedade
Sentar com as mãos para trás da cabeça e
de pernas cruzadas
Confiança, Superioridade
Mãos abertas, palmas para cima.
Sinceridade, inocência, abertura
Coçar a ponta do nariz, olhos fechados
Avaliação negativa
Batucar com os dedos, olhar o relógio.
Impaciência.
Estalar os dedos
Autoridade
Alisar o cabelo
insegurança
Inclinar/ Virar a cabeça na direção…
Interesse
Coçar o queixo
Pensando
Desviar o olhar
Desconfiança
Roer unhas
Ansiedade, insegurança
Puxar ou coçar a orelha
Indecisão


Texto por Sarah de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário